terça-feira, 12 de junho de 2012

IST apresenta “hospital virtual”

:: IST apresenta “hospital virtual” ::

O Instituto Superior Técnico (IST) apresenta, entre outros projectos, uma ferramenta de formação em modelação de processos de negócio, centrada na gestão das urgência de um hospital, no próximo dia 21 de Junho. A iniciativa insere-se na sessão de apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da disciplina de Programação 3D para Simulação de Jogos – ImPROVE. Durante o evento será demonstrada a potencialidade da inserção de jogos e simuladores na formação na área de gestão no contexto da saúde.

A referida ferramenta de BPM resulta do projecto curricular proposto por Cláudia Ribeiro, aluna de doutoramento do IST. “A ferramenta desenvolvida coloca o utilizador no papel de um director de um serviço de urgência, sendo este responsável pela reestruturação do serviço de urgência. Nomeadamente, o jogador poderá modelar o processo de triagem relativo ao funcionamento do serviço e perceber através de simulação os resultados a nível de custos, tempos e qualidade de serviço”, explica-se em comunicado.

Segundo João Madeiras Pereira, docente no IST e responsável pela cadeira, “estas plataformas, entre várias vantagens, permitem a simulação em ambiente controlado, de contextos que pelo seu custo ou perigo, são impossíveis de simular na vida real. Como é do conhecimento geral, o mundo dos cuidados de saúde encontra-se em constante mutação, torna-se assim imperativo a rápida adaptação de organizações e profissionais de forma a manter ou criar uma vantagem competitiva”.

O projecto reuniu o apoio e acompanhamento científico do grupo Visualization and Intelligent Multimodal Interfaces do INESC-ID, no contexto da Rede de Excelência Europeia em Jogos Sérios, denominada GALA. Com a presença de diversas empresas na sessão de apresentação, esta ferramenta torna-se assim numa excelente forma de ligar a universidade ao mercado de trabalho.

O INESC-ID organiza entre entre os dias 25 e 29 de Junho, o segundo encontro da Rede de Excelência Europeia em Jogos Sérios. O encontro agrega representantes de mais de 30 instituições, incluindo empresas, universidades e institutos de investigação de 15 países para desenvolver o domínio dos jogos sérios na Europa.

De acordo com Rui Prada, Professor do Departamento de Engenharia Informática do IST, “a pertinência dos jogos sérios em diversas áreas, como o ensino, saúde e segurança, é cada vez maior. Temos vindo a desenvolver projectos nestas áreas, que permitem, por exemplo, apoiar o ensino e estudo de biologia, ajudar crianças a lidar com conflitos e situações de bullying ou ensinar processos de negócio a nível empresarial”.

Em Abril, um grupo de alunos de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico (IST) participou na última edição do Ludum Dare, competição mundial que visa o desenvolvimento de jogos entre 48 a 72 horas. Com três participações do IST nesta edição, na categoria de desenvolvimento em equipa (The Jam), este ano, todos alunos ficaram classificados entre os 80 melhores de 330 submissões, com a melhor equipa a obter o 18º lugar da competição internacional.

Fonte: Computerworld
.:: Links ::.

:: QREN: Novo Plano Anual Concursos - 2012 - Datas ::
:: QREN: LISTA DE PROJECTOS APROVADOS - Actualizado a 30 de Junho de 2011 ::
:: QREN: Quadro de Referência Estratégico Nacional ::
:: QREN: Balanço da execução do QREN em 2010 e objectivos para 2011 ::

:: SIFIDE II: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial II ::
:: SIFIDE: Sistema de Incentivos Fiscais em I&D Empresarial ::
:: SIFIDE: SIFIDE - Principais resultados no período 2006-2008 ::
:: SIFIDE: Resumo Histórico ::

Sem comentários:

Enviar um comentário

wibiya widget